Pular para o conteúdo principal

Maternidade ou Maternagem,quem é quem?

Maternidade parece ser algo tão simples de conhecimento geral e que pode ser facilmente explicado,certo?
Não necessariamente pergunte algumas pessoas e verá uma definição infinita de conceitos e ideias do que se envolve.
Mas afinal o que é Maternidade então?
Maternidade é a condição biológica garantida pela natureza à algumas mulheres capaz de gestar um bebê ou seja o processo da gravidez e o parto.
Me espanta muito em pleno séc XXI pessoas dizerem quando vêm uma gravida : Ah você vai ver... toda mulher sabe  como cuidar do bebê é o instinto de mãe!
Sem mencionar aqui passagens históricas de mães mais abastadas que enviavam seus filhos para amas cuidarem e amamentarem,onde muitas dessas crianças morriam e por isso governos começaram campanhas para tornarem a maternidade algo tão romântico fazendo assim muitos assimilarem este conceito de maternagem ser algo que surge junto à maternidade.
Cuidar de um ser tão indefesso e que demanda tanto tempo e atenção não é assim tão simples ou uma tarefa que todas mulheres irão automaticamente se adaptar e achar a melhor coisa do universo.
Ai entra a maternagem,mas o que é afinal?
Maternagem é o ato e a condição de cuidar de outro ser com atenção,carinho,cuidado,interesse ou seja se dedicar as necessidades de um ser indefesso e carente desses cuidados.
Não é preciso pensar muito no nosso dia à dia quantas mães conhecemos sem maternagem e também ao contrario quantas pessoas mesmo não sendo mães são cheias de maternagem.
Em uma sociedade com uma realidade totalmente mudada e com famílias constituídas de diversas formas hoje temos muitos casais homossexuais com um alto nível de maternagem,assim como pais,tias e avós que assumem este papel.
Sem mencionar a pressão dada a todas mulheres que ficam gravidas isso muitas vezes cumina silenciosamente até o fim da gestação e pós parto e muitas vezes tornando-se uma depressão pós parto.
Muitas pessoas não tem essa maternagem em si pois geralmente foram  pessoas que sempre demandaram cuidados ou simplesmente se sentem perdidas.
A mulher muitas vezes se sente incompleta ou problemática por não ter esse "instinto" como se fosse algo geneticamente obrigatório.
O que mais me encanta na maternagem é o fato de ser uma decisão que pode nascer junto a maternidade seja com a mãe ou com outro cuidador .
Um lindo processo de se colocar no lugar do outro para tentar entender suas necessidades de se dedicar,uma relação que  pela troca vai se transformando em um aprendizado continuo.
O fato é que a maternagem sim pode garantir um desenvolvimento feliz e completo já a maternidade mesmo podendo ser vivida com amor e intensidade não garante.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biscoitinho de leite condensado,cozinhando com as crianças!

Olá pessoal tudo bem? Como sempre espero que sim! Se tem uma coisa que todo mundo gosta é biscoitinhos e se for daqueles deliciosos do tipo que derrete na boca ai quero ver quem resiste. Aqui em casa o top campeão é o biscoitinho de leite condensado,com poucos ingredientes e super rápido de ser feito as crianças não só adoram comer mas também fazer. Sim crianças na cozinha é o máximo e traz diversos benefícios na forma de aprendizagem,mas isso já é tema para um outro vídeo. Vou deixar aqui a listinha de ingredientes e o vídeo da nossa bagunça cozinhando espero que todos gostem e aproveitem muito. Biscoitinho de leite condensado Ingredientes: 500 gr de amido de milho 200 gr de margarina ( 4 colh de sopa) 01 lata de leite condensado Agora com o vídeo confira como fazer. Apreciem com moderação,apesar de delicio engorda heim,brincadeiras a parte vou me despedindo e deixo  para todos um beijo e até mais! Elis Silva

Papo de Mãe em estréia !

Depois de muitas mudanças pessoal e profissional blog assim como o canal vai mudar da mesma forma que esta criatura que vos escreve mudou. Sim para melhor!!! (eu acho né). Para a mudança iniciei uma série que pretendo ser muito proveitosa e de amplo aspecto tratando de inumeros assuntos  para um publico muito especial....sim as mães! E como experiência pessoal abordei um assunto que aflinge muitas nesse video falo de forma leve sobre minha experiência com o intuito de auxiliar. Para quem ainda não viu corre lá que o tema é "Socorro meu filho é TDAH - E agora?". Deixei na descrição do video links para associação brasileira de TDAH e nome de livros que ajuda muito. Eis aqui os livros que menciono em video. Bem o link vou deixar aqui para quem não viu e espero vocês no próximo: Agora o dito video: Beijos! Elis Silva